Veganismo: Preocupação ambiental ou tendência?

Margarida Correia
4 min readMar 29, 2021

--

Muitas pessoas consideram que ser vegan é apenas um regime/escolha alimentar, porém o veganismo é um estilo de vida.

O que é ter um estilo de vida vegan?

O estilo de vida vegan respeita todos os seres vivos e o bem-estar dos mesmos, e preocupa-se com a sustentabilidade do ambiente. Este estilo de vida não tem só em conta o não consumo de carne e derivados de animais, como também tende a não utilizar produtos têxteis provenientes de animais, produtos de higiene, de cosmética e detergentes que tenham ingredientes vindos de animais ou no qual os mesmos tenham sido sujeitos a exploração e crueldade. Por este motivo, tem existido cada vez mais aderência a produtos cruelty-free.

O veganismo acaba por ser uma “dieta” bastante saudável, pois opta-se por escolher alimentos naturais e biológicos, em vez de alimentos muito processados e com conservantes.

Imagem retirada do site Unsplash — Vários legumes
Fonte: Unsplash

Para além dos aspetos acima mencionados, a questão ambiental também é uma das maiores preocupações para quem escolhe um estilo de vida vegan. Muitos acreditam que escolher uma alimentação vegan é a solução certa para reduzir os danos ambientais provocados pelos humanos, como o caso da indústria animal que é uma das indústrias mais poluentes e insustentáveis para o ambiente.

Ambiente e a indústria animal

Com o passar dos séculos e com o aumento da população global, a indústria alimentar sentiu a necessidade de acompanhar o ritmo de crescimento da população e consequente procura de bens alimentares, aumentando assim a sua produção. Este aumento da produção alimentar, falando concretamente na produção de carne de vaca, é responsável por grande parte das emissões de gases com efeito de estufa emitidas para a atmosfera, gases estes que provocam alterações climáticas, criando instabilidade na biodiversidade.

“We are, quite literally, gambling with the future of our planet — for the sake of hamburgers.” — Peter Singer

Imagem retirada do site unsplash — Vacas num campo
Fonte: Unsplash

No que diz respeito à produção excessiva de gado para o consumo humano, esta é uma das causas que cria maior pegada ecológica, devido às rações dadas aos animais, ao excesso de excrementos acumulados no mesmo solo, à acumulação de resíduos e também dos químicos que estão associados a esta indústria. A indústria excessiva de carne causa um grande impacto em vários aspetos do ambiente:

· Desflorestação, pelo facto de existirem vários hectares de floresta que são destruídos por ano para dar espaço à agropecuária;

· Alterações climáticas, devido à emissão de gases com efeito de estufa;

· Uso abundante de água (tanto a indústria da carne, como a indústria de produtos lácteos utilizam cerca de 55% de água);

· Ocupação de solo, pois a pecuária ocupa 45% da área total da Terra;

· Espécies em extinção, pelo facto de várias espécies de animais e insetos morrerem devido à desflorestação feita tanto para a indústria de carne como para a agricultura.

Agora poderiam questionar-se: “Hoje em dia tudo polui o ambiente, porque se está a dar tanta importância à criação excessiva de vacas?”. A resposta é que estes animais libertam bastante metano para a atmosfera, este é o gás que mais contribui para o efeito de estufa, sendo muito mais nocivo do que o CO2. (Para te contextualizares mais sobre este assunto, vê o vídeo abaixo.)

Why beef is the worst food for the climate — Vox

Ser vegan é moda?

Desde há alguns anos para cá o conceito vegan começou a ser mais conhecido e muitas pessoas passaram a assumir-se como tal.

Existem dois aspetos que poderão explicar a razão do número de pessoas veganas ter aumentado:

· (1) O facto de as pessoas apresentarem maior consciencialização ambiental. Estão mais preocupadas com o ambiente e com o meio que as rodeia. A realidade de procurar uma vida mais sustentável e amiga do ambiente, levou as pessoas a tentaram perceber o que se passa por detrás das indústrias;

· (2) A tendência. Muitas pessoas escolhem ser vegan apenas por “estar na moda”. Não por uma questão ambiental ou por defenderem os direitos dos animais, mas apenas por interesse pessoal e para se sentirem in.

Pela sua popularidade nos últimos tempos, e por ter vindo a ganhar maior aderência, começou a surgir muito mais variedade de produtos vegan. Os restaurantes começaram a implementar nas suas ementas opções para quem não come carne/peixe e também já existem restaurantes somente vegan e vegetarianos. Vários estudos constatam que existe um aumento do número de pessoas que deixou de consumir carne ou que reduziu consideravelmente o seu consumo por questões ambientais.

E tu, escolhias ser vegan para ajudar o ambiente?

--

--

Margarida Correia

Estudante de Marketing, Publicidade e Relações Públicas | 20